1. Pensamentos obsessivos – Pensar gasta energia? Sim, ficar repetindo um problema cansa mais que um trabalho físico. Pensar demais, nos torna escravos da mente. Com isto, gastamos energia que poderia ser convertida em atitudes concretas. Ou seja, pensar demais não resolve; diante de um problema real é necessário atitudes. E, mais, não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles.
2. Sentimentos tóxicos – Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias. Ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos, barram a prosperidade. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida.
3. Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo – Um dos primeiros sintomas da depressão é o descaso em relação à higiene corporal. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética
4. Fugir do presente – Ficar no passado e prever o futuro, são grandes consumidores de energia. É preciso focar os pensamentos no agora.
5. Falta de perdão – Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente.
6. Mentira pessoal – Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Melhor trabalhar com a verdade e sermos nós mesmos e não os papeis que a vida nos colocou. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.
7. Cuidar da vida do outro – Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.
8. Bagunça e projetos inacabados – A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional.
9. Afastamento da natureza – A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas.