Psicose é um estado anormal de funcionamento psíquico. Mesmo não sabendo exatamente como são as patologias psiquiátricas, é possível compará-las com determinadas experiências pessoais. A tristeza e a alegria assemelham-se à depressão e a mania, a dificuldade de recordar ou de aprender estão relacionadas à demência e ao retardo, o medo e a ansiedade perante situações corriqueiras têm relações com os transtornos fóbicos e de ansiedade. Da mesma forma outros transtornos psiquiátricos podem ser imaginados a partir de experiências pessoais. No caso da psicose não há comparações, nem mesmo um sonho por mais irreal que seja, não é semelhante à psicose. Psicose é um conjunto de sintomas nos quais a capacidade mental, a resposta afetiva, a capacidade de reconhecer a realidade, a comunicação e o relacionamento com os outros estão prejudicados.
Transtornos nos quais a psicose é característica definidora
Esquizofrenia – Esquizofrenia é uma doença mental que se caracteriza por uma desorganização ampla dos processos mentais. É um quadro complexo apresentando sinais e sintomas na área do pensamento, percepção e emoções, causando marcados prejuízos ocupacionais, na vida de relações interpessoais e familiares.
Transtorno psicótico induzido por substancias – como o próprio nome diz são os transtornos decorrente de consumo de substancias
Transtorno esquizofreniforme – apresentam um quadro clinico muito parecido com a esquizofrenia. A diferença deve-se ao tempo limitado em que os sintomas persistem. Ou seja, os sintomas devem estar presentes por mais de um mês, porem os pacientes não devem ultrapassar seis meses com o quadro.
Transtornos esquizoafetivo – essa doença tem características tanto na esquizofrenia quanto dos transtornos de humor, os pacientes que apresentam essa doença tem sintomas de esquizofrenia, com sintomas de doença afetiva bipolar ou de depressão. Esses sintomas podem apresentar-se juntos ou de maneira alternada.
Transtornos delirante – delírio é um tipo de pensamento no qual o individuo tem uma crença inabalável em idéias falsas, irracionais ou sem lógica. E esse é o principal sintoma apresentado pelos pacientes com transtornos delirante.
Transtorno psicótico breve – pode ter um quadro clinico muito parecido com a Esquizofrenia ou com o Transtornos Esquizofreniforme, apresentado delírios, alucinações, linguagem ou comportamento desorganizado ou com o Transtornos Delirante. Entretanto esse sintomas deverão estar presentes por um curto espaço de tempo e persistir no mínimo por um ida, e no Maximo por um mês, melhorando completamente dentro desse período.
Transtorno psicótico compartilhado – Trata-se de uma situação rara na qual uma pessoa começa a apresentar sintomas psicóticos (delírios), a partir da convivência próxima com um doente psicótico. Geralmente ocorre dentro de uma mesma família, entre cônjuges, pais e filhos ou entre irmãos. O tratamento consiste em separar as duas pessoas. Se houver persistência dos sintomas, pode ser necessário usar medicação antipsicótica. Psicoterapia e terapia familiar também ajudam no tratamento e prevenção