A terapia de grupo é uma prática terapêutica ainda pouco difundida e praticada, mas que apresenta bons resultados e tem ajudado muitas pessoas a superar problemas. No caso especifico do emagrecimento trabalha-se a dificuldade de colocar em prática o que já se sabe. Por exemplo, quem está acima do peso conhece, na maioria das vezes, todo tipo de dieta, mas não consegue seguir nenhuma delas. No grupo abre-se a oportunidade da conversa e aos poucos todos vão vencendo as dificuldades. A dificuldade de um pode ser a solução do outro. Os grupos encontram-se semanalmente por aproximadamente 1 hora e 30 minutos. As vantagens destas sessões semanais estão, também, no baixo custo, tornando a terapia acessível a um maior número de pessoas.
Ela é feita em grupos de no mínimo três pessoas que se encontram semanalmente por aproximadamente 1 hora e 30 minutos para trocar experiências, compartilhar dores e sofrimentos e procurar apoio em momentos difíceis.
O principal motivo que faz com que as pessoas não procurem essa forma de terapia é a vergonha ou a dificuldade de expor seus problemas para outras pessoas. Esse receio é totalmente compreensível, mas na prática não tem fundamento, pois todos que participam do grupo estão dispostos a ouvir e apoiar e não para julgar, ridicularizar ou menosprezar os outros participantes. O profissional que conduz o grupo também está lá para apoiar todos os presentes e auxiliá-los com suas questões. Cabe a ele não permitir que pessoas mal intencionadas ou com dificuldade para respeitar o outro participem do grupo.
Superando a desconfiança, timidez e incredulidade é hora de aproveitar os benefícios da terapia de grupo, que são muitos. O principal deles é estar em contato com pessoas que estão passando por situações parecidas com as suas. Através da troca, todos começam a se sentir mais fortes para enfrentar o problema e passam a vê-lo de uma forma diferente. Outros benefícios importantes também podem ser obtidos através da terapia de grupo:
Nos grupos livres, as questões, problemas e interesses variam de pessoa para pessoa. Nos grupos temáticos, as questões são específicas como, por exemplo, obesidade, álcool, drogas, depressão, terceira idade, gravidez, luto e etc